SEO e SEM: Em algum momento você se perguntou o que são essas práticas e quais as suas utilidades? Então não se preocupe..
Vamos cobrir hoje do início ao fim o que são essas práticas, e porque você deveria aplicá-las em suas estratégias de marketing para elevar seu negócio.
Além disso, vamos entender em quais situações aplicar cada estratégia, para assim extrair o melhor retorno que elas possam oferecer.
Para entendermos o que é SEO e SEM, qual utilizar, e quais as suas principais diferenças, vamos abordar cada um dos temas separadamente, acompanhe a seguir:
SEO: O que é e para que serve?
Já amplamente utilizado, o SEO, também conhecido como “Search Engine Optimization” nada mais é do que o processo de aprimoramento de um site, para o aumento do seu posicionamento nos principais mecanismos de pesquisa.
O foco da maioria dos sites é otimizar o SEO, para assim, se posicionar na primeira página. E não é à toa, um estudo conduzido pela Chitika Insights em 2023, aponta que 91,5% do tráfego se mantém na primeira página do Google.
O que isso significa? Significa que a esmagadora maioria dos usuários, não tem interesse em descer a página para encontrar mais sites relacionados a sua busca. O que torna a competição pela primeira posição do SERP, bastante concorrida.
Nesse sentido, o tempo provou que melhorar o SEO é a forma mais eficiente de se manter na primeira página a longo prazo. Mas não há apenas essa estratégia de marketing para conquistar a primeira posição. Veremos a seguir, o que é SEM e qual sua utilidade.
SEM: O que é e para que serve?
Agora falando do SEM, também conhecido como “Search Engine Marketing”. É um conjunto de estratégias adotadas por agências de marketing, para ampliar o alcance de diversas empresas, mediante aos mecanismos de pesquisa.
De forma análoga ao SEO, a base das estratégias de marketing que compõem o SEM, é o alcance do público-alvo através de publicidade paga, com o foco também nas primeiras posições do SERP.
Mas isso não se limita à publicidade pura e simples. Este método tem como finalidade aumentar o alcance dessa publicidade por meio de: Otimizações em palavras-chave, textos, imagens chamativas, anúncios em vídeo e mais.
SEO e SEM: Agora que entendemos o que é cada conjunto de técnicas e para que servem, vamos entender suas diferenças.
SEO e SEM: Quais as diferenças, vantagens e desvantagens?
Para entendermos melhor a diferença entre SEO e SEM, vamos separar esse assunto em mais 3 partes, sendo elas: diferenças, principais vantagens e desvantagens.
Diferenças entre SEO e SEM:
Procurando compreender melhor as diferenças entre SEO e SEM? Então vamos começar pelo SEO. Devemos entender que esta estratégia de marketing a princípio não envolve investimento direto em publicidade. Entretanto, devemos considerar o investimento em recursos para atingir o aumento do tráfego orgânico, como a contratação de criadores de conteúdo e estrategistas.
Além disso, otimizar o SEO tem como principal característica o crescimento natural e orgânico da relevância, com o foco a longo prazo e podendo entregar grandes retornos.
Já com o SEM a situação é diferente, considerando que há um investimento ativo em publicidade por parte dessa estratégia de marketing, a busca pelos resultados tende a ser imediata. Bem como, a otimização para ampliar o alcance e poder dos anúncios para obtenção máxima do retorno à curto prazo.
Essa talvez seja a maior das diferenças entre SEO e SEM: A garantia da visibilidade no topo das SERPs. Isso é algo entregue de imediato quando se opta por publicidades pagas. Ao contrário das práticas de SEO, que buscam organicamente a relevância necessária para ganhar essa exibição.
SEO e SEM: Suas principais vantagens:
Agora vamos destacar as principais vantagens dessas duas modalidades, SEO e SEM.
Começaremos falando sobre as vantagens do SEO. A principal vantagem que podemos citar é o tráfego contínuo sem custos adicionais, o que torna ele sustentável a longo prazo e em muitos casos, mais lucrativo que o SEM. Podemos citar também a credibilidade e confiança que o site ganha pelo fato de sua classificação ser orgânica.
Mas isso não significa que o SEM seja uma abordagem inferior, muito pelo contrário, as duas estratégias têm finalidades diferentes.
Devemos também, considerar as principais vantagens do SEM. Sendo uma delas, a capacidade de entregar resultados mensuráveis em uma curta janela de tempo, tornando-o excelentes para promoções, ofertas relâmpago e campanhas de curta duração.
Agora que compreendemos as principais vantagens do SEO e as vantagens do SEM, vamos entender seus principais pontos fracos.
SEO e SEM: Suas principais desvantagens:
Outro fator importante para analisarmos são as desvantagens que SEO e SEM possuem. Falando primeiramente sobre o SEO, podemos destacar que sua principal desvantagem, é o tempo que leva para obter resultados mensuráveis.
Levando em conta que não há investimento algum no que tange a publicidade, seu conteúdo é quase que por completo dependente do Google, ou outro mecanismo de pesquisa recomendá-lo.
Além de requerer investimento contínuo em criação de conteúdo, e otimização deste conteúdo criado para a manutenção da relevância.
Por outro lado, a estratégia de marketing baseada em publicidade paga também possui seus pontos fracos. Como principal desvantagem do SEM, podemos citar os custos contínuos com anúncios e promoções para a manutenção da relevância. Isso faz com que dependendo dos resultados obtidos, chegue em um ponto que se torne insustentável a manutenção dessa publicidade.
Mesmo que SEO e SEM pareçam estratégias de marketing bem diferentes umas das outras, elas possuem um objetivo em comum: Ampliar a relevância do seu conteúdo. Vamos entender qual estratégia seria a melhor para você utilizar.
Conclusão: Qual das duas estratégias eu devo utilizar?
Agora que entendemos o que é SEO e SEM, para que servem, quais as suas diferenças, vantagens e desvantagens, podemos finalmente decidir qual delas utilizar, não é mesmo?
Bem, não exatamente. As duas estratégias de marketing são excelentes, mas a utilização delas depende da finalidade na qual vão desempenhar. Além de que você não necessariamente precisa utilizar apenas uma delas, visto que a junção das duas pode fornecer resultados muito positivos.
Por exemplo: ao mesmo tempo que você pode investir em publicidade paga para ampliar sua exibição, também pode otimizar o SEO do seu conteúdo para mantê-lo relevante de forma perene.
Em síntese, estude as necessidades e pontos fracos do seu conteúdo, analise seus concorrentes e veja se é cabível adotar uma ou outra prática, ou mesmo as duas estratégias de marketing para ampliar o seu alcance e multiplicar seus resultados.
Indicamos também, profissionais capacitados para que você possa extrair o máximo do seu trabalho, e obter resultados extraordinários. Entre em contato conosco para uma consultoria gratuita, cobrimos seus pontos fracos e como melhorá-los.
Excelente conteúdo! =)