Neste post, você entenderá de fato quais são as 8 principais dicas de SEO para blogs, que todo iniciante deve aplicar em seu site. Não há forma melhor para começar do que com uma breve introdução.
Primeiramente, sabe aquela pessoa que, quando está com uma dúvida, imediatamente pesquisa no Google e acessa o primeiro site que aparece?
Certamente, isso se tornou tão recorrente em nosso dia a dia, que mal percebemos que existe uma série de medidas tomadas, pensando exatamente neste comportamento humano.
Hoje, você aprenderá as melhores dicas de SEO, para não apenas tornar o seu site relevante o suficiente para ser exposto na primeira página, mas também para engajar o seu público para continuarem consumindo o conteúdo do seu site.
Interessante? Continue acompanhando e descubra as práticas responsáveis por essa otimização de SEO:
1. Defina as palavras-chave
Vamos começar pela primeira dica, que pode ser considerada uma das melhores dicas de SEO para blogs. Devemos considerar a importância de definir as suas palavras-chave, pois é nelas que todo o seu texto deve se basear.
É através destas palavras que os mecanismos de pesquisa farão o filtro do conteúdo pesquisado, exibindo primeiro as páginas mais relevantes e com o melhor ranqueamento.
Com a utilização correta das keywords, o seu blog poderá ganhar mais relevância, pois o mecanismo de pesquisa entende que você está abordando aquele assunto de forma direta e dinâmica, prezando pela otimização de SEO.
2. Defina um título atraente
Ocupando a segunda posição nas dicas de SEO para blogs, vamos falar sobre como definir um título bem estruturado para garantir um bom ranqueamento.
O título deve ser atraente e persuasivo o suficiente para atrair o leitor a consumir o seu conteúdo. No entanto, o ideal é que ele não exceda o limite de 60 caracteres, para que possa ser exibido por completo na página de busca e garantir a otimização de SEO.
3. Defina uma meta descrição
A meta descrição é um dos elementos decisivos para a escolha de um leitor em acessar ou não um site. Além disso, também é responsável por transmitir um breve resumo da página ao mecanismo de pesquisa.
Como terceira das dicas de SEO para blogs, devemos entender que toda página baseada em postagens, deve ter uma meta descrição definida. Pois é através dela que as informações são transmitidas para o leitor e para os mecanismos de pesquisa.
Este elemento deve resumir o foco principal do post em poucas palavras, de preferência possuir a palavra-chave logo no início, e também não ultrapassar o limite de 130 caracteres.
4. Utilize uma URL adequada
Ter uma URL simples e clara é fundamental para a otimização de SEO, considerando que torna fácil a compreensão da estrutura do seu site e do conteúdo que os usuários irão consumir.
Desta forma, para ter uma URL efetiva, você deve descrever o conteúdo da página em poucas palavras, evitando qualquer tipo de ruído na comunicação, pois, além de se comunicar com o leitor, também está comunicando aos mecanismos de pesquisa.
Não se esqueça também de organizar o seu conteúdo com categorias, caso tenha um blog com diversas postagens. Esta é uma prática bem vista e notada pelos mecanismos de busca.
5. Insira links internos e externos
Também ocupando o pódio das melhores dicas de SEO deste post, saiba que inserir links internos e externos engrandece o conteúdo do site mediante aos mecanismos de busca. Consequentemente, seu site será mais relevante, e terá mais chance de ter o conteúdo exibido na primeira página.
Dessa forma, caso possua outros conteúdos no seu blog, que estejam relacionados de alguma forma com o assunto abordado, insira links internos para direcionar os usuários para esses posts.
Do mesmo modo, para os links externos. Caso encontre algum estudo interessante que possa, de alguma forma, enriquecer seu conteúdo, cite o estudo e a fonte na qual a informação foi tirada.
6. Utilize recursos visuais
Através de testes reais, um artigo da plataforma VWO aponta que a utilização de imagens com pessoas reais, ao invés de ícones ou vetores, pode aumentar de forma significativa o engajamento do leitor quanto a um produto, serviço ou conteúdo exibido. As diferenças chegam a até 95% a mais de aceitação quando há imagens de pessoas reais.
Levando essa informação em conta, é pertinente considerarmos a adição de algumas imagens em nossos posts a fim de aumentar as taxas de conversão e otimização de SEO.
Por outro lado, não precisam ser apenas imagens de pessoas reais em seu site, mas ter também imagens ou vídeos de referência que ilustrem o conteúdo exibido.
Em suma, para nossa sexta posição de dicas de SEO para blogs, temos os recursos visuais. Afinal, estes por sua vez, são elementos poderosíssimos no que tange a prender a atenção do usuário. Além de indicar aos mecanismos de busca que possuímos um conteúdo de alta relevância.
7. Otimize o seu blog
Um dos fatores-chave para um bom ranqueamento do SEO de qualquer site é a velocidade de carregamento e a fluidez de navegação. Pois, além de oferecer uma boa experiência de usuário para os leitores do seu blog, será uma prática bem vista pelas análises dos mecanismos de busca.
Nesse sentido, para realizar essa otimização, recomendamos o site PageSpeed Insights. Por meio dele você poderá consultar os elementos, plugins ou scripts que mais comprometem o carregamento do seu site. Além da utilização de plugins focados em otimização também poderão ajudar tanto no carregamento do seu blog, como na fluidez de navegação.
Nomeada a sétima das dicas de SEO para blogs e também uma das melhores dicas de SEO deste tópico. Destacamos a importância de ter um blog bem otimizado. Tanto para o aprimoramento da experiência de usuário quanto para os bons olhares dos mecanismos de pesquisa.
8. Aprimore a responsividade do seu blog
Como oitava e última das dicas de SEO para blogs neste post, enfatizamos a importância de ter um site responsivo a todos os dispositivos móveis. Desde 2017, a maioria dos acessos globais à internet são realizados através de dispositivos móveis. Com os números hoje chegando a representar até 60% do montante global.
Portanto, nos dias de hoje, ter um site responsivo para todos os dispositivos não é considerado mais um diferencial. Mas sim o mínimo para que seu site esteja bem ranqueado e considerado relevante pelos mecanismos de pesquisa.
Para garantir a responsividade do seu site, recomendamos que cheque os seguintes itens:
– Capacidade do tema utilizado a se adaptar em diferentes tipos de tela.
– Enquadramento dos elementos em diferentes resoluções.
– Ocultação de elementos não compatíveis com a interface móvel.
– Compatibilidade do layout para diferentes dispositivos móveis.
Dessa forma, você pode ter segurança de que seu blog atendeu às otimizações de SEO referentes à responsividade.
Conclusão: Aplicar essas dicas irá otimizar o SEO do meu blog?
Sim, garantimos que ao colocar em prática todas as dicas de SEO para blogs citadas acima, você terá um site fluido, responsivo. Além de um conteúdo relevante e atraente para os leitores em busca de informações úteis.
Mas vale ressaltar que SEO não se resume apenas a essas dicas, pode-se dizer que este foi um guia introdutório. Abordamos as práticas essenciais que devemos tomar para ter um site conforme os parâmetros de qualidade dos mecanismos de pesquisa.
Está interessado em elevar sua marca a outro nível? Entre em contato conosco, elaboramos estratégias personalizadas para o seu negócio.
Agora que conferimos as principais dicas de otimização de SEO, por que não dar uma olhada na nossa lista dedicada aos melhores plugins disponíveis no WordPress?